segunda-feira, 2 de maio de 2011

“Falou mais alto o amor”
Ele nasceu forte, vigoroso, belo, límpido, com águas cristalinas e foi abençoado com o curso que DEUS lhe deu.
Durante muitos anos esse rio seguiu seu curso sinuoso enfrentando todas as intempéries da natureza, mas sempre deixando desaguar nele seus pequenos afluentes que o tornavam cada vez mais belo e forte, até se tornar um grande rio.

Por onde passava servia de berço aos cardumes, alimentava o ser-humano, ajudando mais e mais na reprodução dos peixes. Suas margens transbordavam fertilizando a terra, enfim era um verdadeiro “Nilo”.


Um dia, sem sequer ser consultado, o ser-humano resolveu represá-lo. Começaram então as obras para a construção de uma barragem, uma obra monumental de engenharia. O seu curso foi desviado pelas mãos dos homens e ele não pode mais continuar sua linda missão.
Ele tentou... transbordando, alagando tudo à sua volta, mas não conseguiu.


A represa estava pronta, engenharia perfeita, beleza de concreto. Mas... e o Rio?... REPRESADO.
O rio entristeceu... já não era mais o mesmo... já não havia porque regar as suas margens... já não havia motivação para alimentar os cardumes que se aglomeravam na represa e não podiam partir para a reprodução.

Pelo próprio "destino" que o homem deu à seu curso deixou de receber seus afluentes. O rio quase parou, o rio adormeceu, e ficou assim durante anos.
Um dia... o rio olhou de lado e viu uma trilha alimentada apenas pela água da chuva e teve uma imensa vontade de correr e fazer dela o seu leito, mas não podia... estava represado...


Começou então dentro dele uma revolução... suas águas começaram a ganhar forças novamente... a areia se misturava com a terra num ato enlouquecido de transpor a barreira, até que o "destino" resolveu abrir as comportas para liberar uma parte da água do rio, mas... por um pequeno erro de cálculo na porcentagem da força, as comportas não se abriram.
A trilha a tudo assistia e só recebia as águas da chuva.


O rio num ato de coragem, de esperança e de amor a si próprio se rebelou, destruiu a bela obra de engenharia, “a barragem”. Invadiu tudo que o cercava e foi direto em direção à trilha que o esperava pronta para lhe servir de berço e leito.

Caminharam juntos, fizeram seu próprio curso... novos afluentes vieram de encontro ao rio. Os peixes comemoravam a vitória do rio num balé coreográfico... Voltou o verde das matas...O vento soprava à favor... tudo conspirou a favor...
E a trilha? Numa harmonia perfeita levou o Rio todos os dias, todas as horas, todos os minutos, todos os segundos para desaguar majestosamente suas águas no imenso Oceano.

“Falou mais alto o amor”
"Quantas trilhas esperam por seus rios e quantos rios aguardam suas trilhas para fazer delas seu leito"

Nenhum comentário:

Postar um comentário